sexta-feira, 8 de maio de 2015

Hipersensibilidade Intestinal

Hipersensibilidade Intestinal

Muitos pacientes com fibromialgia (FM) têm recebido orientações de várias fontes, muitas vezes não médicas, que restrições alimentares específicas poderiam ajudar nos sintomas da FM. Os “culpados” mais comuns são o glúten e a lactose. O problema com essas restrições é que muitas vezes elas são ineficazes, são parte de tratamentos de “nutrólogos” e “ortomoleculares” e podem ser deletérios para os pacientes. Considerando a dieta pobre em lactose, por exemplo, deve-se ter em mente que a maioria das pacientes com FM são mulheres, e muitas delas estão na fase de climatério, que requer um aporte de cálcio de 1000 a 1500mg por dia.

Talvez a rapidez com que as pacientes com FM aceitem tão bem estas restrições reflita o fato que realmente muitas delas queixam-se de hipersensibilidade a vários alimentos. O quanto que isso é uma alergia alimentar e o quanto é parte das queixas de síndrome de intestino irritável que tanto afeta estas pacientes? Um estudo recente da Noruega traz mais informações sobre assunto- (Berstad A et al -Scand J Gastroenterol. 2012 May 18). Uma clinica de Gastroenterologia analisou 84 pacientes que chegaram à clínica consecutivamente encaminhados por hipersensibilidade alimentar. Todos testados para alergia alimentar, mas também para síndrome do intestino irritável (SII),segundo os critérios de Roma III, escalas para gravidade dos sintomas da SII, escalas de fadiga, escalas de fadiga na fibromialgia e escalas visuais analógicas para dor músculo-esquelética.

Os achados foram interessantes: todos os pacientes, menos um, cumpriam critérios para SII, e 58% demonstravam sintomas graves. Sintomas extra-intestinais compatíveis com FM e fadiga crônica foram encontrados em 71% e 85% dos pacientes, respectivamente. Nenhuma alergia mediada por IgE pode explicar a sintomatologia dos pacientes.

O que podemos inferir do estudo? Estamos acostumados a ver pacientes com FM que se queixam de várias intolerâncias alimentares, e quando se fizermos a observação contrária, pacientes que se apresentam queixas gastrointestinais múltiplas tem queixas semelhantes às da FM. Na opinião dos autores, a simples queixa de múltipla sensibilidade a alimentos deve alertar o clínico para a presença de síndromes de sensibilização do sistema nervoso central.

Eduardo S. Paiva
Chefe do Ambulatório de Fibromialgia do HC-UFPR

Nenhum comentário:

Postar um comentário