segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Magnésio x Fibromialgia

Tratamento da fibromialgia

Segundo o CREB, magnésio é reponsável pela queima do açúcar

Do Progresso
Alguns médicos têm recomendado o uso do magnésio. (Foto: Divulgação)Alguns médicos têm recomendado o uso do magnésio. (Foto: Divulgação)
Fibromialgia é uma síndrome que se caracteriza principalmente pela existência de dores generalizadas, cansaço extremo e perturbações no sono. Normalmente existe também a presença conjunta de vários outros sintomas que podem variar. Magnésio é muito importante para a função do músculo, do sistema imunológico, do humor e da produção de energia, os quais tendem a ser prejudicados nos casos de fibromialgia. Não é surpreendente que muitas pessoas com fibromialgia beneficiem com o uso do magnésio.
Segundo o reumatologista do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo, Sérgio Rosenfeld, – o magnésio é responsável pela queima do açúcar e por reações que dão origem a compostos energéticos. “Os portadores de fibromialgia em geral apresentam deficiência de magnésio, mineral que ajuda no relaxamento dos músculos. A reposição desse mineral tem sido utilizada em muitos estados dolorosos, especialmente em cefaléias, com bons resultados. O magnésio também pode ajudar no sono e em espasmos ou cãibras”, explica o Dr. Sérgio.
O Magnésio ativa o enzima mais importante no corpo, ATP (trifosfato de adenosina) uma molécula de energia produzida dentro de um componente das células, chamada mitocondria, “forno” da energia do corpo. Cerca de 20 por cento da produção de ATP está localizada no cérebro. Como resultado, os níveis diminuídos podem reduzir as funções cognitivas do cérebro, um problema comum em pessoas com fibromialgia.

Um comentário:

  1. Magvit - Suplemento de Magnésio Líquido, pratico e de fácil diluição, encotra na ultrafarma.

    ResponderExcluir